quinta-feira, janeiro 25, 2007

Sábios Conselhos que Seguiremos I b): NÃO TEMOS NERVOS DE AÇO mas somos muito AVENTUREIRAS!


«Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda a sorte de incidentes, encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse na sua direcção. Qualquer coisa que possas fazer, ou sonhar que podes fazer, começa a fazê-la agora. A ousadia tem em si genialidade, força e magia.» (Johann Wolfgang von GOETHE)

Etiquetas:

5 no pratinho:

At 25 janeiro, 2007 19:16, Blogger Tapista M disse...

E o Goethe não diz nada de possíveis incidentes, encontros e assitências más que possam também vir na nossa direcção, pois não?
...Eu sei: a cobardia não é um sábio conselho mas antes um conselho inútil.

 
At 25 janeiro, 2007 19:29, Blogger Tapista M disse...

"Em relação a todos os actos de iniciativa e de criação, existe uma verdade fundamental cujo desconhecimento mata inúmeras ideias e planos esplêndidos: é que no momento em que nos comprometemos definitivamente a Providência move-se também" (Goethe). O gajo era mesmo um optimista...que bom! que inveja! que vontades de aventurar-me!

 
At 26 janeiro, 2007 11:38, Blogger Tapista L disse...

Tão giro, pores aqui essa frase que também li ontem!
O Goethe é maravilhoso: além de ser um figurão da Literatura alemã, e do Romantismo em particular, criou o meu suicida romântico preferido, Werther.
Este não era tão optimista; só se mantinha vivo por um delírio amoroso que alimentava com desesperada melancolia. O meu querido anti-herói deseja apenas e precisamente aquilo que não pode ter, e não quer encontrar aquilo que procura. Ter-se-ía provavelmente suicidado mesmo sem ter conhecido o objecto impossível de todo o seu amor desesperado. Penumbras like!

 
At 26 janeiro, 2007 12:10, Blogger Tapista L disse...

Não quero matar a onda optimista, mas isto é muito giro. Do sucesso de "Os Sofrimentos do Jovem Werther", editado em 1774, nasceu a "Werther-Fieber" ("Febre de Werther"): jovens por toda a Europa começaram a vestir-se como Werther é descrito no livro, e também graças a ele surgiram os primeiros exemplos de suicídio em massa conhecidos. Supostamente, mais de 2.000 leitores cometeram suicídio após terem lido o livro. Esta "febre" preocupou as autoridades e os escritores da época. Um deles decidiu mesmo escrever uma história com um fim alternativo e mais feliz chamada "As Alegrias do Jovem Werther". Goethe não ficou muito contente e iniciou uma guerra literária com este escritor que duraria toda a sua vida, escrevendo um poema em que o escritor caga no túmulo de Werther. Goethe reconheceu obviamente o grande impacto pessoal e emocional que o livro podia exercer em jovens amantes rejeitados. Em 1821, comentou «Seria mau se as pessoas não passassem por uma altura da sua vida em que sentissem que Werther tivesse sido escrito exclusivamente para si.»

 
At 07 abril, 2012 18:34, Anonymous Anónimo disse...

thanks for the information You are also welcome in this blog click please

 

Enviar um comentário

<< Home